O pré e pós operatório de cirurgia plástica é tão importante quanto a própria cirurgia. Quanto mais cedo o paciente iniciar suas sessões de pós-operatório mais rápida será sua recuperação e diminuição da dor causada pela cirurgia.

Cada cirurgia requer cuidados especiais e procedimentos de atuação diferente uma da outra, por isso se faz importante antes de realizar uma cirurgia, marcar uma conversa com a fisioterapeuta para uma avaliação e esclarecimento de dúvidas quanto ao pós-cirúrgico.

Um dos tratamentos mais eficazes no pré e pós-operatório é a Drenagem Linfática Manual.

A Drenagem Linfática Manual consiste em manobras de suave pressão e deslizamento e em velocidade lenta, respeitando as características anatômicas e fisiológicas do sistema linfático, o qual é estimulado a trabalhar com a técnica.

O objetivo da Drenagem Linfática Manual é retirar o excesso de líquido acumulado nos tecidos, para que as células tenham maiores condições de exercer seu metabolismo normalmente. Além disso, melhora o fluxo sanguíneo e linfático, retira as toxinas que podem estar no local, melhora o sistema imune, melhora a qualidade dos tecidos envolvidos no tratamento, inclusive a pele, diminui edema (inchaço), alivia dores de cirurgias plásticas, acelera cicatrizações, previne fibroses e alivia o estresse.

Outros tratamentos são realizados dependendo da necessidade, como uso de ultra-som, manobras de liberação tecidual e em especial a endermologia quando atingir o tempo certo de executá-la (geralmente após liberação médica).